Ela é a sexta de sete filhos, artista autodidata (acordo ortográfico sucks) e começou a carreira publicando tiras erótico-cômicas em revistas europeias e argentinas, na década de 80.
A autora da famosa tira “Mulheres Alteradas”, Maitena já foi traduzido para doze línguas e suas tiras são publicadas em jornais e revistas em mais de trinta países, incluindo os mais importantes da América Latina, Europa (El País,
Recompilados em forma de livros (forma que encontramos aqui no Brasil), a série “Mulheres Alteradas” já vendeu mais de 1,5milhão de exemplares, só em espanhol.
Quem já leu as tirinhas da Maitena sabe que ela fala tipicamente sobre mulheres, mas não é só pra mulher ler não, serve pro homem entender um pouquinho também, como disse Cristiane Senna, do ser mais complexo do universo.
Suas tiras nasceram na mais importante revista feminina argentina, “Para ti” (será que veio daí o nome Contigo?), e ganharam o mundo em 1999 quando começaram a ser publicadas em jornais espanhóis.
O nome Alteradas (ou Superadas no jornal argentino “
Hoje Maitena tem residência no interior uruguaio, mas vive entre Uruguai e Argentina, está no quarto casamento e possui três filhos, a rapa do tacho tem 18 anos de diferença do filho do meio.
Os livros: http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3482&raiz=3482&kw=maitena&site_origem=4560662
- Mulheres Alteradas (Mujeres Alteradas) (1, 2, 3, 4, 5 e 6)
- Curvas Perigosas (Curvas Peligrosas) (1 e 2)
- Superadas (Superadas) (1, 2 e 3)
O que eu mais gosto nos desenhos é aquela mãozinha com as pontas dos 5 dedos pra cima.
Site Oficial (em inglês e espanhol) http://www.clubcultura.com/clubhumor/maitena/home_eng.htm
Várias Tirinhas: http://grurinha.multiply.com/photos/album/9/Maitena_-_Mulheres_Alteradas_I


Nenhum comentário:
Postar um comentário